segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Apelos emocionais em propagandas




















Propaganda pode ser interpretada como uma forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Algumas organizações utilizam a propaganda para promover mudanças no comportamento e nas atitudes, o efeito da propaganda pode ocasionar uma mudança na cultura de uma determinada sociedade. Para a organização alcançar efetividade sugere-se a utilização de apelos racionais e apelos emocionais nas mensagens.
A utilização de apelos são importantes devido ao excesso de comunicação, Ries afirma que a sociedade está com excesso de comunicação, e que na selva de comunicação existente a única possibilidade de obter resultado é por meio da utilização de mensagens com apelos que se enquadrem em algum conhecimento anterior do publico alvo pretendido.
Os apelos emocionais mais utilizados são: medo, repulsa, sexual, humorístico, música, emoção pura, fantasia, estilo de vida etc. A combinação de um ou mais apelos tem maior probabilidade de quebrar o bloqueio que o consumidor tem ocasionado pelo excesso de comunicação, pois o consumidor está mais cauteloso e defensivo em relação a propaganda.
Essa série de vídeos estrangeiros retrata de forma fiel a utilização dos apelos de propaganda emocionais, o material foi desenvolvido para uma campanha de trânsito.
Fonte: Sandro Luís Viapiana
















Nenhum comentário:

Postar um comentário