sábado, 12 de fevereiro de 2011

Preconceito gera problemas com compras coletivas

Clientes sentem preconceito dos estabelecimentos quando apresentam os cupons de desconto conquistados através dos sites.

São Paulo - Consumidores têm se sentido discriminados pelos próprios comerciantes que usam sites de compras coletivas para divulgar produtos e serviços. 

De acordo com o jornal Metro, quase 4 mil reclamações referentes ao setor já foram registradas pelo site Reclame Aqui desde julho de 2010. Foram, no total, 3.391 queixas sobre as principais empresas que atuam no setor, como Click On, Clube Urbano, Imperdível, Oferta Única e Peixe Urbano. Se levado em conta sites conhecidos como "clubes de desconto", o número salta para mais de 8,5 mil nos últimos 12 meses; neste caso entrariam marcas como Brandsclub e Privalia.

O Brasil abriga mais de 700 sites que adotaram o modelo iniciado pelo norte-americano Groupon. O problema é que muitos clientes sentem preconceito dos estabelecimentos quando apresentam os cupons de desconto conquistados através dos sites. O diretor do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, disse ao jornal que os fornecedores também são alvo de queixas por não haver preparo para atender à demanda de cupons, ou seja, vendem, mais do que podem.
Há ainda reclamações referentes a cobranças em duplicidade e à dificuldade encontrada por clientes na hora de cancelar uma aquisição. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta o consumidor a observar dois pontos importantes na hora de fechar uma compra: quantas pessoas precisam adquirir o produto/serviço para efetivar a oferta e quantas já acertaram a compra.
Percepção de alguns consumidores:
Silvio Mendes
Infelizmente nem todas as empresas que oferecem seus produtos em sites de compra coletivas estão preparadas para atender uma grande nova demanda e acabam oferecendo um serviço abaixo do esperado. Essas empresas perdem a oportunidade de encantar o cliente e ganhar publicidade gratuita através da propaganda boca a boca.

Leommar Bisco De Moraes
Realmente o preconceito existe, percebi isso em restaurantes e lanchonetes, onde chegaram a diminuir a quantidade de alimentos nas porções e até os garçons diminuem a frequencia de visitas na mesa. Infelizmente no Brasil, achamos que somos "melhores" que os outros ou que somos mais "chiques". Estou envergonhado! Assim fica impossivel acompanhar o mundo inteiro. Somos atrasados culturalmente.

Ricardo Pires
@dormenobarulho A culpa não é dos sites... Quando você compra um computador sem saber usar, a loja fornece um curso de informática? Claro que poderia ser um diferencial dos sites, mas não é nem de longe obrigação deles, quem cuida do estabelecimento é o dono, é ele quem sabe - ou não - o que vai fazer com a publicidade gerada por essa nova ferramenta do mercado. Com o tempo tudo vai se ajustar, pois essa é uma tendência muito forte e os comerciantes vão ter que aprender a dançar conforme a música




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