sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Consumidores não gostam de se registrar para acessar sites

A Blue Research divulgou uma pesquisa que mostra que a maioria dos usuários da internet prefere não acessar um conteúdo quando são solicitados a realizarem um registro para lerem as informações. 3 a cada 4 internautas que utilizam sites de mídias sociais disseram preferir não acessar um site deste tipo se tiverem que efetuar algum tipo de registro. Uma parte afirmou ainda que utiliza informações falsas para fazer o cadastro. 76% dos consumidores disseram ter propositadamente inserido informações incorretas apenas para acessarem algum tipo de conteúdo.
Outro dado interessante é que ao perder suas senhas, 45% dos usuários preferiram não voltar a acessar o site nem responder perguntas de segurança ou resetar suas senhas. Dois terços dos usuários disseram preferir a utilização de “social sign-in” (SSI), que na prática funciona como o sistema de integração de logins (em alguns sites, você pode se logar com o nome de usuário do Facebook, por exemplo).
Isso reafirma a problemática de muitos sites em relação à fidelidade de seus usuários e uma tendência à adoção de logins por SSI pela maioria dos sites. Outro ponto é perguntar-se até onde vale a pena exigir que um usuário realize um login para acessar uma área restrita do seu site e que tipo de benefício ele pode ter ao fazê-lo.
Veja os depoimentos de alguns profissionais:
M. L. X - Corretora de seguros: Sei bem o que é isto sinto na pele, vendo consorcio e a grande maioria que pesquisa via internet dão informações incorretas fica quase que impossivel fazer bons negocios.
S. R. L. - Consultor comercial em uma empresa de assessoria aduaneiraConcordo Wilame! Muitas empresas perguntam até se o consumidor é casado, é um absurso e falta de conhecimento para atuar no mundo virtual. Vivemos um momento de muita agilidade. É importante pensar muito bem para pedir o cadastro.

R.O. Coordenador de produto em site de busca: Costumo dizer que tudo é questão do que queremos. Utilizar acessos SSI (Facebook Connect, Google Connect, Twitter Connect, MSN Live ID, Yahoo ID) é um caso a ser pensando se: você não se importa em dividir a sua base de usuário e por uma porta de acesso ao seu negócio. Se você é pequeno, sem problemas, pode até ser uma boa. Mas se você é grande, qual a vantagem real?

Facilitar a vida do usuário é algo que todos desejamos, principalmente quando falamos em multi acessos (vários locais e meios - smarthphones, pcs, tablets, tv) mas até onde você consegue conhecer seu cliente se você compartilha a informação e torna-se dependente disso?

Até onde é possível levar um desses serviços como vantajoso, se você não consegue ao mesmo escolher um deles? Enfim... colocar 10 serviços de login vale a pena? Qual é o objetivo é a pergunta correta.
 
Autor: Wilame Lima 09/02/2011

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