domingo, 28 de novembro de 2010

Filmes publicitários criativos

A criatividade é ilimitada, fato percebido no mote das campanhas abaixo.
Sandro Luís Viapiana
sandro_viapiana.com.br
Twitter: sandro_viapiana

sábado, 20 de novembro de 2010

Criatividade em comunicação

A criatividade pode ser considerada uma forma de solucionar problema envolvendo saltos intuitivos ou uma combinação de idéias de campos largos e separados do conhecimento. A criatividade torna alguém sensível aos problemas, deficiências, hiatos ou lacunas no conhecimento, leva o profissional a identificar as dificuldades, procurar soluções, especular ou formular hipóteses.
Quando se trata de propaganda a criatividade é um elemento essencial para desenvolver campanhas, apelos e materiais de comunicação.
Quando a criatividade é somada a inteligência pode gerar efetividade na comunicação, uma simples sacola pode chamar a atenção e também conter símbolos, signos e significados. 
Sandro Luís Viapiana
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sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Marketing Invisível - Amyr Klink

Formas eficientes de se atingir um público específico e expor a visão da empresa de uma forma não-comercial e pertinente para o público-alvo. Possibilita um profundo trabalho de construção de marca. Pode ser feito On-line com o monitoramento e interação em fóruns e comunidades, ou Off-line com interação casual e fluida com o público-alvo. Ideal para awareness e degustação de novos produtos.
O que a Espalhe fez: O navegador brasileiro Amyr Klink fez um documentário de 4 capítulos sobre sua última aventura que foi televisionado pelo canal National Geographic. Duas semanas antes do lançamento do programa, a Espalhe criou uma ação para divulgar o lançamento. Em um envelope de revelação de fotografia, colocou 5 fotos feitas por Amyr Klink na viagem com anotações a mão e, do lado externo deste envelope, escreveu-se também o nome do aventureiro e um número de telefone. Foram feitos um total de 5 mil envelopes que foram “esquecidos” em diferentes pontos da cidade de São Paulo, como cafeterias, universidades, táxis, shopping centers etc. Quem achava o telefone não resistia e ligava para o número com a intenção de devolver as fotos esquecidas de Amyr Klink, que, no Brasil, é uma espécie de herói. A ligação caia na caixa postal com a mensagem – na voz de Amyr – dizendo que ele não estava em casa por que finalizava o documentário da National Geographic que estrearia no dia 7 de março.
Fonte: http://www.ifd.com.br/blog/2008/11/18/conheca-as-principais-tecnicas-utilizadas-em-marketing-de-guerrilha/

domingo, 14 de novembro de 2010

Marketing invisível


Marketing invisível é uma ferramenta de divulgação ou para detectar a reação do público alvo em relação ao lançamento de novos produtos ou serviços.   A idéia e atrair a atenção de maneira sutil e sublimar sem a utilização dos apelos formais, o objetivo principal é chamar a atenção do público alvo sem transparecer apelo ou a propaganda.

O marketing invisível pode ser utilizado de diversas maneiras, a internet é um ótimo canal para promoção. 
O primeiro passo é montar um blog, os diários on-line que são uma febre na internet, a organização deve focar nos assuntos preferidos do seu publico alvo para chamar a atenção. Isso pode iniciar como uma simples brincadeira e tornar-se um rentável negocia.


Por exemplo, veja o fenômeno do blog da Cleyciane, http://www.cleycianne.com/; uma suposta loira evangélica que tem como missão curar os homossexuais, e os libertinos. Ela é uma personagem criada pelo estudante de arquitetura Thiago Pereira, de 26 anos, estudante de arquitetura, é um sucesso absoluto no mundo virtual. O sucesso da personagem levou o autor ao programa do Jô Soares.  Na entrevista, Thiago conta, entre revelações sobre a criação da personagem e a história antes da conversão de Cleycianne. Segundo ele, o blog conta com aproximadamente 30 mil acessos diários e que muita gente ainda acredita que a “Serva do Senhor” existe.
Essa forma de comunicação foge do estilo de propaganda formal, o importante é lançar os famosos “buxixos” na internet. Um exemplo muito inteligente de marketing invisível foi a estratégia de comunicação do Trident Fresh sabor Intense. Um vídeo supostamente caseiro que de alguém que afirma que o produto congela água.  Até a presente data o vídeo foi visualizado por 977.651 vezes, o vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Opk4kskjgYo, recomendo que assistam os vídeos dos outros internauta que repetiram a experiência.

Esse fenômeno demonstra que os profissionais de marketing devem entender de maneira profunda o comportamento do consumidor e os fatores que motivam as pessoas a consumir determinados produtos, obtendo esse entendimento, é necessário comunicar de maneira sutil e subliminar, a comunicação deve ser de certa forma “maquiada”, não pode soar com uma propaganda com a intenção de vender.  


Para quem curte um bom filme, fica como exemplo claro de marketing invisível o filme Que família é essa, é uma ótima ficção que relata de forma inteligente a utilização do marketing invisível.


Sandro Luís Viapiana
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Twitter: sandro_viapiana