domingo, 14 de novembro de 2010

Marketing invisível


Marketing invisível é uma ferramenta de divulgação ou para detectar a reação do público alvo em relação ao lançamento de novos produtos ou serviços.   A idéia e atrair a atenção de maneira sutil e sublimar sem a utilização dos apelos formais, o objetivo principal é chamar a atenção do público alvo sem transparecer apelo ou a propaganda.

O marketing invisível pode ser utilizado de diversas maneiras, a internet é um ótimo canal para promoção. 
O primeiro passo é montar um blog, os diários on-line que são uma febre na internet, a organização deve focar nos assuntos preferidos do seu publico alvo para chamar a atenção. Isso pode iniciar como uma simples brincadeira e tornar-se um rentável negocia.


Por exemplo, veja o fenômeno do blog da Cleyciane, http://www.cleycianne.com/; uma suposta loira evangélica que tem como missão curar os homossexuais, e os libertinos. Ela é uma personagem criada pelo estudante de arquitetura Thiago Pereira, de 26 anos, estudante de arquitetura, é um sucesso absoluto no mundo virtual. O sucesso da personagem levou o autor ao programa do Jô Soares.  Na entrevista, Thiago conta, entre revelações sobre a criação da personagem e a história antes da conversão de Cleycianne. Segundo ele, o blog conta com aproximadamente 30 mil acessos diários e que muita gente ainda acredita que a “Serva do Senhor” existe.
Essa forma de comunicação foge do estilo de propaganda formal, o importante é lançar os famosos “buxixos” na internet. Um exemplo muito inteligente de marketing invisível foi a estratégia de comunicação do Trident Fresh sabor Intense. Um vídeo supostamente caseiro que de alguém que afirma que o produto congela água.  Até a presente data o vídeo foi visualizado por 977.651 vezes, o vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Opk4kskjgYo, recomendo que assistam os vídeos dos outros internauta que repetiram a experiência.

Esse fenômeno demonstra que os profissionais de marketing devem entender de maneira profunda o comportamento do consumidor e os fatores que motivam as pessoas a consumir determinados produtos, obtendo esse entendimento, é necessário comunicar de maneira sutil e subliminar, a comunicação deve ser de certa forma “maquiada”, não pode soar com uma propaganda com a intenção de vender.  


Para quem curte um bom filme, fica como exemplo claro de marketing invisível o filme Que família é essa, é uma ótima ficção que relata de forma inteligente a utilização do marketing invisível.


Sandro Luís Viapiana
sandro_viapiana.com.br
Twitter: sandro_viapiana


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